Abordagem
Psicanálise
Breve histórico sobre a Psicanálise
A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. Freud foi responsável pela descoberta do inconsciente, e a partir de então, passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de compreender seus mecanismos, conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico. Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano, decifrar a organização da mente e tratar doenças não orgânicas.
Como se desenvolve o tratamento?
De maneira simples, para que todos compreendam, na psicanálise o tratamento acontece por meio da fala livre do paciente, ou seja, é necessário falar, sem restrições, tudo que pensar e sentir enquanto estiver no setting terapêutico (consultório). Para que isso aconteça, é fundamental que o paciente se sinta à vontade com o profissional e confie em sua técnica. Todo psicólogo é regido por um código de ética que garante o sigilo total do que é dito durante o tratamento.
Não há aconselhamento nem tarefas em psicanálise. O sujeito fala sobre suas questões mais íntimas e o profissional direciona o tratamento, para que haja reflexão sobre o que foi dito, para que a pessoa identifique qual sua responsabilidade frente aquilo do que se queixa, para que se torne autônomo para fazer suas próprias escolhas e se responsabilizar por elas, não criando, desta forma, dependência nem do terapeuta, nem do tratamento.
É bem diferente de uma simples conversa. É um tratamento! O psicólogo possui técnicas específicas. Tudo que é dito, o silêncio, os gestos são ferramentas de trabalho deste profissional.
Para que haja neutralidade e eficácia no tratamento, o paciente não deve conhecer a vida pessoal do psicólogo que o atende.
O tratamento, então, vai acontecendo de forma gradativa, no espaço de tempo necessário para cada sujeito.
Não há alta em psicanálise! Enquanto houver o desejo de ser analisado, haverá tratamento.
Por meio da fala e da reflexão sobre aquela fala, os sintomas tendem a diminuir ou desaparecerem.
Para quem a psicanálise é indicada?
Para qualquer pessoa que desejar trabalhar suas questões. Não é um tratamento fácil! Falar sobre alguns sentimentos, dói! É necessário paciência e persistência para esperar os resultados, pois, diferente de uma medicação, os resultados dependem das vivências e possibilidades de cada um. Alguns demandam mais, outros menos tempo, pois a psicanálise não visa eliminar os sintomas em si. Ela vai investigar o que levou o sujeito a desenvolver determinado sintoma, sendo que, com essa compreensão, eles tendem a desaparecer ou se tornarem menos incômodos.
O que é inconsciente?
O inconsciente é como se fosse o "porão" da alma, onde guardamos todos aqueles sentimentos e vivências traumáticas que pensamos ter esquecido ou que tendemos achar que o tempo se encarrega de resolver. Se esse "porão" não for organizado, ele tende a encher, e é nesse momento que iniciam os sintomas, tanto emocionais, quanto físicos. Tudo aquilo que guardamos e não dizemos vira sintoma. Por isso a psicanálise é conhecida como A CURA PELA FALA!
